O que é a campanha Semana do Trânsito
O que é a campanha Semana do Trânsito

O que é a campanha Semana do Trânsito

09/09/2016

Comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito é o momento de repensar em algumas atitudes. Está prevista na Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro.

Assegurar a qualidade dos condutores, com finalidade de conscientizar a sociedade: esse é um dos conceitos da campanha da Semana Nacional do Trânsito. E a segurança no trânsito depende de cada um que se habilita e o modo como aprendem.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que é órgão máximo normativo e consultivo, estabelece, a cada ano, temas e cronogramas das campanhas de âmbito nacional e que devem ser requeridas por todos os outros órgãos e/ou entidades que compreendem o Sistema Nacional de Trânsito. Esse é parte do contexto que compõe o artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro.

A campanha a chama nossa atenção para uma reflexão na qual não temos mais como deixar despercebido. Afinal de contas, como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas grandes metrópoles, ou até mesmo na nossa cidade?

Chegamos a passar muito tempo parados em engarrafamentos. A poluição ambiental e sonora se faz presente ao nosso redor. Milhares de brasileiros mortos em acidentes a cada ano e milhares de feridos também. De maneira alguma, essa não parece ser uma fórmula de viver bem.

A conscientização cada um tem. Saber usá-la, talvez seja um simples desafio. No trânsito, somos responsáveis pela nossa conduta e principalmente pelas vidas de outros que se fazem presentes ao nosso redor.

E claro, a autoescola NB se envolve e contribui para o sucesso dessa campanha; Sempre com a intenção de repassar aos nossos alunos uma melhor educação e boa conduta, visando proporcionar um trânsito mais seguro.