Embriaguez ao volante
Embriaguez ao volante

Embriaguez ao volante

10/09/2015

A maioria da população sabe da relação entre as altas taxas de mortalidade no trânsito por conta do álcool, mas a minoria respeita. Quem bebe e dirige sabe da tamanha responsabilidade que está carregando. Você fica responsável pela sua vida, pela vida de quem está com você dentro do carro, pela vida do pedestre e pela vida de outras pessoas em outros carros.
Incentivos, ações e campanhas de conscientização e prevenções são feitas quase que sempre pelos governos e mesmo assim as pessoas não respeitam. A gente se pergunta qual motivo disso tudo. Sabemos? E o que mais pode ser feito?

As pessoas saberem de fato algumas informações:

•O álcool é uma substância facilmente absorvida pelo organismo. Depois de ingerido na bebida chega aos principais órgãos vitais do corpo, entre eles o cérebro.
•O álcool altera a comunicação entre os neurônios, diminuindo os reflexos. As áreas mais afetadas do cérebro são o córtex frontal (responsável pela coordenação motora) e o cerebelo (responsável pela leitura espacial e equilíbrio).
•A pessoa que bebe, perde a capacidade de resposta motora e espacial, aptidões essenciais para conduzir um veículo.
•Um teste simples de equilíbrio pode mostrar se o seu cérebro foi afetado pelo álcool. Além do bafômetro há o teste do 4, famoso até nas marchinhas de carnaval. Se uma pessoal ingeriu álcool além da conta não conseguirá andar sobre uma linha reta estendida no chão e não conseguira fazer o número 4 com as pernas. Esse teste simples é o suficiente para que um cidadão americano seja punido por embriaguez se estiver dirigindo.
•Em países como a França, Alemanha, Itália e Japão os índices de morte no trânsito caíram nos últimos 10 anos, depois que leis severas e fiscalização rigorosa foram colocadas em prática. Além disso, um trabalho de educação foi posto em prática em toda a sociedade, incluindo as crianças nas escolas.
•Faz parte da cidadania a tarefa de nos tornarmos educadores para que deixemos de conviver com as notícias de famílias destruídas por causa do álcool e acidentes no trânsito.

Vamos mudar essa triste realidade. Condutor da NB é consciente. Seja você também!