EXCESSO DE VELOCIDADE NO TRÂNSITO
EXCESSO DE VELOCIDADE NO TRÂNSITO

EXCESSO DE VELOCIDADE NO TRÂNSITO

18/06/2014

Sendo uma das dez infrações mais cometidas pelo condutores no trânsito, andar acima da velocidade permitida é um problema grave, já que é uma das principais causas de morte em acidentes.

Uma das consequências mais comuns é o tempo de frenagem curto, que impede o condutor de ter uma reação segura e antecipada. Esse tempo é determinado do momento em que o condutor avista o obstáculo até o tempo em que o percebe e, então, toma a decisão de frear, que segundo estudos, leva em torno de 0,5 a 1,0 segundo, ou seja: tão rápida, que é quase impossível pensar antes de tal decisão.

As probabilidades de o motorista perder o controle do veículo e ser gravemente lesionado durante um acidente, ou mesmo morrer, são muito grandes, já que quanto maior a velocidade em que ele se encontra, menor o tempo de decisão que o mesmo possui.

Pesquisas apontam que em áreas urbanas de 60 Km/h, estar somente 5Km/h acima da média, já aumentam as probabilidades de um acidente que pode ocasionar em lesões graves, mesmo morte, dependendo das condições da via, do clima, entre outros.

E lembram que falamos aqui sobre algumas ações de segurança para proteger a vida do pedestre? Então, a velocidade é fator decisivo na sobrevivência do mesmo. A partir de 32 Km/, há 5% de chance de morte, 65% de lesões e 30% de sair ileso. Em 64 Km/h, as porcentagens crescem brutalmente: 85% morre, 15% é lesionado e 0% sobrevive ileso.

Ao ano, são pagas milhares de indenizações a pedestres, motoristas e passageiros em todo o Brasil, cujos valores dobram quando envolvem morte ou invalidez, contudo, nem o físico ou emocional das pessoas é realmente compensado da perspectiva financeira.

Portanto, dirigir dentro da velocidade permitida não é obrigatório apenas para evitar multas de trânsito, afinal, números não carregam o valor de uma vida. Respeitar a velocidade nas vias é garantir a sua segurança, seja como condutor, seja como pedestre, de forma que possamos construir, coletivamente, o trânsito que queremos.

Não ultrapasse os limites de velocidade. Chegue seguro aonde quer que você vá. Cuide da vida!



Fonte: Viver seguro no trânsito | ABRASPE | Trânsito Ideal