Quanto tempo demora a adquirir a primeira CNH?

Quanto tempo demora a adquirir a primeira CNH?

15/04/2016

Um dos maiores questionamentos em diversos centros de formação de condutores (CFC’s) é sobre qual o tempo médio para conseguir a primeira carteira nacional de habilitação. E quem espera com ânsia pela primeira CNH vai necessitar de um pouco mais de calma, isso porque o uso do simulador passou a ser obrigatório nas autoescolas.

O uso do simulador nos CFC’s é de extrema importância, principalmente para quem está iniciando os primeiros aprendizados práticos em direção, ou seja, uma forma que facilita o exercício de coordenação e atenção para alunos sem nenhuma experiência no volante.

A ideia inicial da obrigatoriedade do uso do simulador nas Autoescolas é fazer desta medida uma solução para o Plano Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito. E com o uso deste aparelho aumenta-se uma carga horária de 5 horas de aula.

O processo para obter a CNH tem validade de um ano. Dentro deste período o aluno deverá realizar todos os requisitos apresentados. Exames médico e psicotécnico, concluir o curso teórico de 45 horas-aula, concluir o curso prático de 20 horas-aula (sendo mais 5 horas no simulador).

A duração para concluir exames, aulas e testes é em média de 4 a 6 meses, mas isso depende e muito do desempenho do aluno. Caso haja uma situação adversa como, por exemplo, a reprovação em algum teste, o aluno terá um tempo limite acima de 15 dias para a realização de um novo teste.

E para que todo o requisito não se estenda por muito tempo, é imprescindível uma atenção e interesse assíduo por parte do aluno. Marcar os exames iniciais com antecedência, ser pontualíssimo nos horários estabelecidos pela autoescola e evitar muitas faltas.

Concluído todos os requisitos o aluno recebe a permissão para dirigir. Essa permissão dura um ano, e após esse período o aluno solicita a sua CNH definitiva.