Ruídos
Ruídos

Ruídos

03/08/2015

Quem é motorista sabe: Não existe nada mais irritante do que aqueles barulhinhos que incomodam o tempo todo. Pode não parecer, mas nos acostumamos com o silêncio do nosso carro. Por isso, qualquer ruído, por menor que seja, pode tirar qualquer um do sério, principalmente pela continuidade.


Você tem que identificar e eliminar os ruídos externos. Não tenha receio de ir à oficina sempre que necessário. Olhem só alguns dos problemas que podem aparecer:
Folga de amortecedores: Quando você gira o volante ou passa em uma lombada ou valete, o carro parece que vai desmontar. Não há jeito: É hora de correr para a oficina
Escapamento: Os sons são semelhantes a chocalhos quando o escapamento está solto. Apesar de parecer desesperador, a solução é incrivelmente simples. Verifique se os ganchos ou suportes de borracha estão todos no lugar. Porém, se ao andar de carro você identificar um som tipo chaminé de locomotiva, pode ser vazamento de gás.


Portas: É o problema mais comum, que ocorre devido ao desgaste do pino da dobradiça. A porta fecha corretamente, mas você não tem a sensação de que isso aconteceu, porque ela não para de bater. A solução é simples: Trocar a peça.


Câmbio: Para você saber se está tudo bem, é fácil: A peça deve fazer o seu trabalho sem qualquer barulho. Por isso, se durante a troca de marchas você ouvir um ruído como se fosse um apito, é sinal de que está na hora de trocar o óleo do câmbio.


Macaco estepe: Pneu furado é um problema? Sim. Mas o incômodo maior pode acontecer depois. Barulho vindo do porta-malas é sinal de macaco solto e, também, de má fixação do estepe, principalmente se eles tiverem sido usados. Em algumas marcas de automóveis, pode ser uma missão impossível guardá-los no lugar.
Rádio: Você quer ouvir música, mas não consegue, pois o rádio não para de fazer barulho. O incômodo é pior quando o carro passa por uma trepidação. Isso é sinal de que o equipamento foi mal instalado. Não tem jeito: é preciso reinstalá-lo corretamente.


Esses foram alguns dos problemas que podem vir acontecer com você. Cuide bem do seu carro e evite dores de cabeça.


Fonte: Revista ProTeste número 146/ Maio de 2015