ACIDENTES ENVOLVENDO IDOSOS AUMENTAM CADA VEZ MAIS
ACIDENTES ENVOLVENDO IDOSOS AUMENTAM CADA VEZ MAIS

ACIDENTES ENVOLVENDO IDOSOS AUMENTAM CADA VEZ MAIS

03/07/2014

Segundo o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), nos últimos cinco anos, acidentes envolvendo idosos com mais de 65 anos aumentaram em 33%, dado alarmante já que no mesmo período, os casos de morte cresceram em 40%.

Paralelo ao grupo dos jovens, os idosos tem constituído um grupo de alto risco quando se trata de acidentes no trânsito. As pesquisas apontam que, com maior frequência, vítimas de acidentes, principalmente nas grandes cidades. Somente em 2012, as indenizações envolvendo idosos representaram 50% dos acidentes com automóveis; 63% por atropelamentos.

Com o tempo, todos temos a capacidade cognitiva afetada, além disso nossa musculatura e nossos ossos tendem a enfraquecer, um processo natural do envelhecimento, contudo, essas são capacidades fundamentais no trânsito.

Quando acidentados, a recuperação em pessoas depois dos 60 anos é mais lenta e necessita de maior atenção e cuidados, podendo implicar numa piora na saúde do idoso, que precisa estar imóvel numa cama durante muito tempo para se recuperar completamente.

É importante para o idoso mante a sua autonomia e independência no seu ir e vir. No Brasil, a expectativa de vida, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 73 anos, mais uma importante razão para que hajam ações que englobem esse grupo que é vulnerável mediante à loucura do trânsito diário.

Além do trânsito que por si só é violento, onde é possível presenciar diversas imprudências como o excesso de velocidade, nas ruas, ainda faltam sinalizações adequadas, calçadas largas e em bom estado e demais precariedades, que criam cada vez mais obstáculos nas ruas, colocando em risco a vida de nossos idosos.



Prevenção
_______________________________________________________________________________________

Algumas medidas importantes podem ser tomadas pelos idosos para reduzir os riscos, como:

- Esperar sempre o sinal de pedestres ficar verde para atravessar ou, em locais com semáforo, pedir auxílio de alguém para atravessar;

- Atravessar em linha reta e não parar até chegar à calçada;

- Na calçada, evitar o meio-fio. Você pode tropeçar e cair;

- Evitar carregar peso;

- Usar sapatos adequados e estar atento para buracos, troncos de árvores ou locais acidentados;

- Ao sair de um veículo, escolher um lado da calçada para desembarcar.


Fonte: Portal do Trânsito