Cinto de segurança no banco de trás
Cinto de segurança no banco de trás

Cinto de segurança no banco de trás

24/09/2015

Uma pesquisa do IBGE mostrou que mais da metade dos brasileiros que se sentam na parte traseira do carro abrem mão desse dispositivo. Em caso de acidente, estar sem esse item pode ser fatal.

Embora o cinto de segurança seja obrigatório para todos os passageiros de um carro, muita gente que senta no banco de trás não liga para isso. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa revelando que andar no banco de trás do carro sem cinto de segurança é um hábito de mais da metade dos brasileiros. Isso, porque, de acordo com os pesquisadores, há uma falsa sensação de segurança por parte das pessoas que sentam atrás, achando que estão protegidas pelos bancos dianteiros.

Mas a realidade é totalmente outra. Em uma colisão a 60 hm/h, um adulto que pese 60kg, sem cinto no banco traseiro, será arremessado contra o banco dianteiro com uma força equivalente a quase uma tonelada. Isso sem contar que o passageiro pode ser lançado contra o vidro e as partes rígidas do veículo. Por isso, o uso do cinto de segurança no banco traseiro é igualmente importante.

Revista ProTeste – Ago/15