Etanol ou Gasolina? Tire sua dúvida!
Etanol ou Gasolina? Tire sua dúvida!

Etanol ou Gasolina? Tire sua dúvida!

22/06/2016

Com a expansão de carros bicombustíveis no mercado é possível escolher o combustível de preferência. Quem tem carro fica de olho nos preços de combustíveis na hora de abastecer.

A princípio, temos uma noção básica de que abastecer o veículo com álcool se torna mais econômico quando o preço do litro for inferior a 70% do valor da gasolina. Levando em consideração outros fatores, o probleminha se resume em uma simples operação de porcentagem.

Ouvimos muito dizer que o álcool é um combustível limpo por ser renovável e isso tem peso quando se discute sobre o aquecimento global, porque suas emissões de dióxido de carbono são neutralizadas.

Para saber se vale a pena abastecer com gasolina, basta dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina, se o resultado for maior que 0,7 é melhor optar pela gasolina – Isto porque o rendimento do carro é maior com esse tipo de combustível.

Outra vantagem que a gasolina proporciona, está na conservação do motor do automóvel. Com a gasolina a eficiência térmica é muito maior e o motor corresponde mais, além do consumo ser um pouco melhor com relação ao etanol.

Etanol: preço acessível e menos poluente (produto mais limpo).
Gasolina: melhor desempenho no motor e menor tempo de consumo.

O cálculo funciona assim:
O valor do litro do álcool é dividido pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, o melhor é abastecer com álcool. Caso seja mais do que 0,7, é melhor abastecer com a gasolina.

Além do cálculo, o motorista deve levar em conta outro fator: quanto o carro percorre com cada litro de combustível. Mesmo com a variação do preço o consumidor fica em dúvida na hora de abastecer o veículo.