NO CRUZAMENTO, ATENÇÃO!
NO CRUZAMENTO, ATENÇÃO!

NO CRUZAMENTO, ATENÇÃO!

15/07/2014

Cruzamentos são pontos bastante perigosos nas vias, e quase sempre são locais de acidentes. As causas são diversas, no entanto, seja pela desobediência diante das sinalizações, seja por causa do uso de álcool ou outras drogas, as falhas humanas já correspondem a mais de 90% dos acidentes em cruzamentos.

Os acidentes relativos à colisão transversal (em cruzamentos) correspondem, em média, a 35% dos acidentes ocorridos nas grandes cidades. Os locais compartilham características comuns como serem locais de grande fluxo, com sinalização e semáforos, e até mesmo com a presença de fiscalização eletrônica, deixando um tempo curto para a travessia do pedestre.

Além disso, uma situação recorrente é o ponto-cego, principalmente nos cruzamentos. Veículos parados, muros e objetos tendem a atrapalhar a visibilidade do motorista, que ao se encontrar em um situação desse tipo, não deve pôr a vida em risco e parar o carro, ainda que esteja com a preferência.

A ausência de sinalização também é um fator comum nas vias. Quando não houverem semáforos e nem placas de sinalização que determinem a preferência nos cruzamentos, esteja atento. Lembre que segundo o Código Brasileiro de Trânsito, nestes casos, a preferência é de quem se aproxima pela direita.

Algumas dicas de segurança para os condutores quando em um cruzamento, são as seguintes:

- Respeite a sinalização e diminua a velocidade;

- Indique as manobras com antecedência;

- Somente cruze a via com segurança;

- Atente aos procedimentos de conversão, principalmente à esquerda;

- Dê a preferência para pedestres e veículos não motorizados;

- Não ultrapasse os cruzamentos ou suas proximidades.


Fonte: Portal do Trânsito