O que você deveria saber sobre pneus
O que você deveria saber sobre pneus

O que você deveria saber sobre pneus

16/06/2015

Normalmente os motoristas verificam apenas se estão lisos e, para evitar multas durante uma viagem, decidem se precisam ser substituídos. Poucos sabem que os pneus, juntamente com os sistemas de freio e direção, são os principais componentes de segurança de um veículo automotor. Especialmente quanto aos pneus, podemos dizer que são a única parte do carro que tem o contato direto com o solo, portanto afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem e a segurança do seu veículo.


A utilização de pneus diferentes daqueles originais ou recomendados pelos fabricantes interfere diretamente na segurança do veículo, até porque uma equipe de engenheiros realiza estudos e testes, que demoram anos, para determinar qual o melhor pneu para cada modelo de veículo.


A vida útil segura de um pneu, independente do uso e quilometragem, é de cinco anos. Pneus acima dessa idade devem ser analisados com mais rigor, pois pode ocorrer ressecamento da borracha com perda de flexibilidade, além de micro-rachaduras e tendência à falha.


Para saber a “idade” dos pneus instalados no seu veículo, verifique a data de fabricação que normalmente está marcada na lateral do pneu ao final da identificação “DOT”. Como exemplo um pneu com marcação 2506 significa que foi fabricado na 25ª semana de 2006.


Os pneus reformados requerem atenção especial por parte do usuário e devem, por preceito de lei, estar identificados claramente na lateral através de uma etiqueta colada ao pneu. No caso dos pneus remoldados não existe tal etiqueta, porém, a palavra “remold” ou remoldado está inserida na própria borracha da lateral do pneu.
Portanto, quando for adquirir um pneu que tenha um preço baixo, verifique a data de fabricação, se é novo ou reformado e se atende as especificações técnicas do seu veículo quanto às medidas, velocidade máxima e capacidade de carga. Certamente ofertas podem trazer conjugado um grande problema futuro.


Em determinado momento, você percebe que os pneus do seu veículo estão chegando ao limite com os sulcos próximos de 1,6 milímetros, valor mínimo determinado na legislação brasileira. Porém, somente dois dos quatro pneus necessitam troca imediata e você opta em substituí-los mantendo os outros dois.


Raciocínio óbvio, porém inteiramente equivocado: Instalar os novos na dianteira e transferir os outros dois, já usados, para a traseira. Sempre os pneus em melhor estado devem ser instalados na traseira, pois na dianteira o motorista mantém a sensibilidade ao volante e pode reverter um possível problema, enquanto na traseira uma perda momentânea de controle pode transformar o motorista em um mero passageiro.


Agora que você conhece melhor este amigo instalado no seu veículo, certamente dará a ele a atenção que realmente sempre mereceu. #ficaadica